Rio Comprido: visite o bairro

1) Casa Do Bispo 

A Casa do Bispo, localizada na avenida Paulo de Frontin, ao lado da Igreja de São Pedro, é uma construção do início do século XVIII atribuída ao engenheiro José Fernando Pinto Alpoim. Foi mandada construir na fazenda do Rio Comprido na Sesmaria dos Jesuítas, como casa de campo e chácara de recreio para o segundo Bispo do Rio de Janeiro, D.Francisco de São Jerônimo. No final do século XIX funcionou ali o Seminário São José, transferido das proximidades do Morro do Castelo.

A Casa do Bispo era ligada a uma capela por um passadiço que não existem mais (detalhe na foto). Por sua importância histórica foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN. 



Aquarela de Ender.


Fonte: Guia da Arquitetura Colonial, neoclássica e romântica no Rio de Janeiro. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Ed.Casa da Palavra. 2000.

Casa do Bispo - Atualmente  Fotos: Rick Ipanema

A Casa do Bispo está localizada mais precisamente no endereço: Avenida Paulo de Frontin, 568 - Rio Comprido, Rio de Janeiro - RJ, 20261-243. 




2) Igreja de São Pedro Príncipe dos Apóstolos


Sua história começa em 1773, com o início da construção da Igreja de São Pedro dos Clérigos, a primeira da América com traçados curvos. Apesar da arquitetura e da rica decoração interior, acabou por ser demolida, em 1943, durante o Estado Novo, para a abertura da Avenida Presidente Vargas.

    

Foto da Direita: Guia da Arquitetura Colonial, neoclássica e romântica no Rio de Janeiro. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Ed.Casa da Palavra. 2000.


As tentativas de reconstrução da igreja na zona central da cidade acabaram fracassando. O bairro do Rio Comprido, onde residiam importantes famílias, foi, então escolhido para receber a nova Igreja de São Pedro para a qual foram trazidas algumas imagens e móveis da igreja demolida, destacando-se o Frontão em Cantareira exposto na porta da Igreja.

A Igreja de São Pedro é uma das construções mais antigas do bairro e é, também, considerada umas das mais belas paróquias do Rio de Janeiro. Além das missas e celebrações diversas (como casamentos), no mês de junho é realizada a festa de São Pedro e a festa junina da paróquia.


Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, durante as comemorações do dia de São Pedro, em junho de 2012.  

Fotos: Jornal do Brasil Online.

A Igreja de São Pedro está localizada no endereço: Av. Paulo de Frontin, 567 - Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ, 20261-243. 


3) III Região Administrativa 


A III Administração Regional foi criada no ano de 1962 através do Decreto Estadual nº 898 de 09 de Março do mesmo ano, com sede na Rua da Estrela nº 36 no Rio Comprido, para prestar serviços aos moradores dos seguintes bairros: Rio Comprido, Estácio de Sá, Fátima, Mangue, Lapa, Santa Teresa, Praça da Bandeira e Catumbi. Mas após o Decreto nº 1584 que criou a Região Administrativa de Santa Teresa e a fusão entre Estado e Município, ocorrida em 1975, a II R.A passou a compreender somente os bairros: Rio Comprido, Estácio de Sá e Catumbi.

      A III R.A está localizada na Rua da Estrela - Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20252-000. E-mail: ra03riocomprido@rio.rj.gov.br


4) Biblioteca Municipal Aluísio de Azevedo 


Fonte: http://noticiascultura.rio.rj.gov.br/
Aluísio de Azevedo
 A Biblioteca Popular Municipal do Rio Comprido foi criada em 1958 com um acervo inicial do ex-deputado Frederico Trotta. É uma biblioteca pública mantida pela prefeitura do Rio de Janeiro e integrada à rede de 29 bibliotecas municipaisO equipamento oferece empréstimo de livros e acesso à produção literária de quadrinhos. O patrono da biblioteca, o escritor Aluísio de Azevedo (1857-1913), é um dos mais destacados autores do romance naturalista brasileiro. Apesar do nome, a biblioteca na verdade se localizada no bairro da Tijuca. Rua Travessa Nestor 64. Tel: 2569-7178. Aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

5) Paróquia Nossa Senhora das Dores

1956 - Ano da Fundação

2012 - Foto atual

Fundada no dia 15 de Setembro de 1956. A Igreja é construída sob o estilo arquitetônico Romano Clássico, trabalho do arquiteto romano Prof. Fenuccio Brasini. Sua fachada tem uma única porta central, grande e com talhas regulares em madeira, tendo acima uma imagem em relevo de N. S. das Dores. O nível mais elevado apresenta três vitrais no frontão do Templo, estando ao centro o maior em que figura uma cruz. Internamente, a nave tem uma aspecto límpido e grandioso, com um largo espaço e uma considerável altura. Nas laterais do corpo da nave tem-se os altares, sendo ligados entre si por uma pequena passagem. A iluminação natural do Templo é eficiente, com belos e grandes vitrais que figuram passagens da Bíblia, dispostos nas laterais e também no coro e no altar-mor. 

Há um grande painel com a imagem da Padroeira, N. S. das Dores em pedestal cercada de pessoas, e por último, há um relevo colorido sobre a parede em que, figuram anjos e santos no céu junto à Virgem. 



A Paróquia esta localizada na Av. Paulo de Frontin, 500 - Rio Comprido - 20261-242 - Rio de Janeiro - RJ - Tel: (21) 2273-5143 - E-mail: paroquiansdores@gmail.com - 

Informações: http://www.nossaparoquiansdores.com.br/