Rio Comprido: Mapas

1) Mapa do Rio Comprido - 1935 (Fonte: ...)


Observamos neste antigo mapa, o traçado da Avenida Paulo de Frontin cruzando com com a Rua da Estrela a esquerda e a Rua do Bispo a direita, bem ao centro, a Praça Condessa Paulo de Frontin. Segue abaixo um mapa atual, segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, na mesma localização e quase a mesma escala do mapa anterior de 1935, para comparação e observação das mudanças ocorridas ao longo de quase 90 anos. 

2) Mapa do Rio Comprido - Atual

Fonte: http://mapas.rio.rj.gov.br/

3) Delimitação do Bairro

Atualmente cada bairro do Rio de Janeiro é delimitado seguindo o Decreto n.º 3158  de 23 de julho de 1981 que estabelece a denominação, a codificação e a delimitação dos bairros da Cidade. Leia abaixo a transcrição do Decreto, especificamente ao que tange a delimitação do Rio Comprido e em seguida, os mapas com o correspondente bairro delimitado. 


O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas  atribuições  legais, tendo em 
vista a Deliberação n.º 114, de 8 de abril de  1981, da Comissão do Plano da Cidade -  
P/COPLAN,  aprovada no processo n .º 02/1476/80,  DECRETA: 

Art. 1.º - A denominação, a codificação e a delimitação dos bairros da Cidade do Rio de Janeiro ficam estabelecidos por este decreto. 

Art. 3.º - A delimitação dos bairros é estabelecida no Anexo II.  

Art. 4.º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas  as  disposições  em contrário. 

Rio de Janeiro, 23 de julho de 1981 – 417o. de Fundação da Cidade  

AP.1 - ÁREA DE PLANEJAMENTO 1  
III RA – Rio Comprido

007 – Rio Comprido 
Do entroncamento da Rua Aristides Lobo com a Rua Hadock Lobo; por esta (excluída) até a Avenida Paulo de Frontin; por esta (incluído apenas o lado par) até a Rua João Paulo I; por esta (excluída); Rua do Matoso (incluída); Rua Barão de Itapagipe (incluída) até a Rua do Bispo e, (excluída) da Rua do Bispo até a Rua Joaquim Pizarro; por esta (excluída), até o seu final, daí, subindo em direção sul ao espigão do Morro do Turano, passando pelos pontos de cota 151m, 138m e 313m, até o alto do Sumaré (cota 304m); deste ponto, seguindo pela Estrada do Sumaré (excluída), até a Estrada Dom Joaquim Mamede; por esta (excluída, excluindo o beco da Lagoinha) até o entroncamento com a Rua Almirante Alexandrino; daí, subindo e descendo os espigões do Morro dos Prazeres, passando pelos pontos de cota 221m, 282m e 276m, até atingir o entroncamento da Rua Gomes Lopes (excluída) com a Rua Cândido de Oliveira; por esta e pela Rua Barão de Petrópolis (incluídas, incluindo a Escadaria Cândido de Oliveira) até a Rua Prefeito João Felipe; por esta (excluída); Rua Eliseu Visconti (excluída) até a Rua General Galvão; por esta (excluída, excluindo a Travessa General Galvão) até a Rua Itapiru; deste ponto, subindo a vertente em direção ao Morro dos Santos Rodrigues e passando pelos pontos de cota 151m, 152m e 127m na Linha de Transmissão (Fontes-Frei Caneca); deste ponto em direção à Rua Major Freitas; por esta (excluída) até a Rua Ambiré Cavalcanti; por esta (incluída) até a Rua Aristides Lobo; por esta (incluída, incluindo a Rua Tenente Vieira Sampaio) até a Rua Hadock Lobo, ponto de partida.


Fonte: http://mapas.rio.rj.gov.br/
Fonte: Google Maps
Fonte: Google Maps

5) Principais Ruas do Rio Comprido

Nas principais ruas do Rio Comprido, ocorre um grande fluxo de transportes e mobilidades humanas, além de apresentarem um setor comercial expressivo e aonde estão localizados os principais símbolos do bairro, diferente das demais ruas residenciais.  Aristides Lobo, Campos da Paz, Santa Alexandrina, Estrela, Itapiru, Ambiré Cavalcanti, Do Bispo, Citiso, Paulo Franssinetti, Barão de Itapegipe, Sampaio Viana, Barão Sertório, Japerí etc. Estas são as ruas pelas quais nosso projeto procura enfatizar nas pesquisas.  

Fonte: http://asruasdorio.blogspot.com.br/

6) Mapa dos Pontos Geográficos do Município do Rio de Janeiro e Mapa do Bairro do Rio Comprido - RJ
(Fonte: Elaboração Bruna Freitas - graduanda em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro)